Quando idealizada ser apenas capela, teve sua construção iniciada em 1896 e somente no dia 08 de dezembro de 1904, foi dado como terminado a construção. Naquele tempo, a comunidade era chamada de Alto dos Macacos. Somente em 1941, mais precisamente no dia 15 de agosto daquele ano que a Capela passou a ser a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Manoel Antônio de Albuquerque, bisavô do Pe. Manoel Guimarães Neto, que fora ordenado por Dom José Freire de Oliveira Neto, no dia 07 de junho de 1981, era um homem muito religioso, católico, sentiu a necessidade de alfabetizar crianças. Tornou-se portanto, professor primário.
O Seu Manoel, como era chamado, costumava reunir em sua residência, as famílias da vizinhança para ensinar-lhes a doutrina da igreja, rezar terços, missas e festas de maio. Foi a partir dessas reuniões que surgiu o desejo de construir uma capelinha no Alto dos Macacos. Comunidade que assim era chamada por haver na época muitos macacos habitando a região.
Em 1895, conseguiu a licença com o Pe. João Urbano de Oliveira, para a construção da Capelatão desejada por todos que o seguiam, sendo que a renda de suas festas fossem destinadas ao feito. Com a linceça concedida, se constituiu uma equipe para cuidar do assunto, composta por Silvério Morais - o tesoureiro, Antônio Morais, Manoel Tibão e Luiz Firmino formaram a comissão da construção da Capela.
“ Em 1896, foram iniciados os trabalhos com o transporte do material para a construção da capela.” Além das festas de maio, lapinha (antiga representação popular, nichos, pastoril) do mês de dezembro, muitas DOAÇÕES foram feitas pelo povo. Inclusive, com o trabalho de seus alunos junto a moradores dos bairros circunvizinhos.
A tão sonhada capela, foi inaugurada exatamente no dia 08 de dezembro do ano de 1904.
O Coronel Vicente Ferreira da Mota, alto comerciante da época, doou a imagem para a Capela e a benção à Capela foi proferida pelo Pe. Moisés Ferreira do Nascimento, vigário de Santa Luzia, que ainda celebrou a missa acolitado por Cônego Estevam Dantas e este anos depois deu seu nome a Escola Estadual Cônego Estevam Dantas, que fica localizada ao lado da Praça da Matriz (Praça Antônio Miranda).
Com o falecimento do idealizador da construção da Capela, sua filha Lúcia assumiu e o substituiu no cargo de professor, na escola já denominada “Escola Particular Manoel Antônio”. Naquela época, o bairro já tinha passado a se chamar de Alto da Conceição e é assim que é chamado até hoje!
A Capela passou a receber algumas reformas e ampliações como a construção da Tôrre, quando era presidida pelo Pe. Costa. Recebeu mais uma ampliação feita pelo vigário, Pe. Luiz Mota no ano de 1932. E, em 1937, novamente pelo Pe. Luiz Mota, foram feito os corredores laterais da Capela.
No ano de 1935, dois anos antes das ampliações de 1937, Dom Jaime de Barros Câmara, bispo da Diocese de Mossoró, solicitou aos superiores da Província Franciscana de Santo Antônio, a fundação de uma residência dos Frades Franciscanos em nossa cidade. Somente no capítulo provincial de 09 de dezembro de 1940, pôde ser atendida a solicitação do então primeiro bispo de nossa Diocese.
Em 19 de maio de 1941, numa convenção com a comunidade Diocesana, a Província fez por seus representantes o Pe. Custódio, Frei Noberto Holl, e o Pe. Definidor Frei Querubino Mones. Nascia alí o início da transformação de nosso Sagrado Templo Católico, de Capela para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição! O primeiro Pároco de nossa Matriz foi o Frei Querubino Mones, que teve como coadjutores, Frei Moysio Walter e Frei Fridolino Grafface.
Os frades passaram uns quinze dias hospedados no Seminário Santa Terezinha enquanto terminavam uma nova ampliação e adaptação na residência dos Frades, que custou naquele tempo, a importânica de 6.000.000 em moeda da época. Este feito foi providência do bispo Dom Jaime de Barros Câmara. No dia 01 de agosto de 1941, estes frades assumiram a nova residência que hoje chama-se Convento Franciscano.
Logo após assumirem a nova residência, em 15 de agosto de 1941, aconteceu o desmembramento e instauração solene da PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, pelo então Bispo Diocesano Dom Jaime de Barros Câmara, que deu posse ao primeiro pároco, o Frei Querubino Mones. A procissão da festa da Padroeira desse dia foi uma apoteose. Nossa paróquia foi anexada à Paróquia da cidade de São Sebastião, hoje, Gov. Dix-Sept Rosado e este anexo durou até o dia 01 de maio de 1959.
Na festa da posse, foi feito também o lançamento dos trabalhos para mais uma reforma, agora não mais da Capela e sim Igreja Matriz. Portanto, observa-se que desde de sua existência, a nossa Paróquia sempre se reformou pelos méritos de seus líderes com a importantíssima participação de um modo geral de todos os paroquianos. Essa prática tradicional em nossa comunidade, surgiu ainda quando nossa Matriz foi instituida Capela.
A Diocese adquiriu por compra, no dia 23 de setembro de 1941, de Manoel Alexandre de Aquino e Júlia Correia de Aquino, uma faixa de terreno medindo então oito braças e meia de largura com uma légua de comprimento, começando do rio, conforme escritura pública nº 1480, do Registro de Imóveis, e, doada à Província.
No dia 03 de dezembro de 1944, foi lançado a pedra fundamental da construção do Convento. Naquele dia, o Pároco já era o Frei Fridolino Grafflace e seu colaborador o Frei Augusto de Santana. Os trabalhos de reforma e ampliação se estenderam pelos longos dos anos. Durante este tempo, saia e entrava Párocos e as ampliações continuavam. Foram feitas muitas ampliaçãoes e reformadas muitos compartimentos da Igreja. No entanto, a comunidade católica da Paróquia não se cansava de colaborar e participar com mão-de-obra voluntária. Em trabalho de mutirão, carregava-se nos ombros areia, pedra, tijolos, cal, água, etc.
Já em 1968, na gestão do Frei Luiz Maria Rastetrer Eram construidos os últimos compartimentos de todos que hoje são partes de nossa Paróquia. Foram estes o salão paroquial, a gruta de Nossa Senhora, a murada e como reforma, as telhas da nave da igreja foram substituidas por telhas de amianto. Ainda na mesma gestão, foi construido a Jardim de Infância Maria Gorete e inaugurado no dia 24 de março deste mesmo ano.
FONTE - PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Sem comentários:
Enviar um comentário